terça-feira, 11 de junho de 2024


Dicionário Alentejano

Abundam, na Internet, páginas intituladas "Dicionário Alentejano", ou coisa que se pareça. Parecem, no entanto, enfermar, umas de uns vícios, outras de outros, outras de uns e de outros.

Encontramos, amiúde, uma manifesta maior preocupação com a quantidade do que com o rigor, a qual gera, pelo menos, as seguintes indesejáveis situações:

  • Inclusão de vocábulos e de expressões que tanto são utilizadas no léxico popular alentejano como no de qualquer outro ponto do País, para não dizer que um pouco por toda a parte. São disto exemplos "apoquentado", "bajolo", "bem falante", "campo da bola", "dar de si", "mana" ou até "dá cá um bacalhau" entre largas centenas, para não falar de termos e expressões brejeiros e, até, alguns da maior vulgaridade, que não passam de manifestações da mais rasteira educação de Norte a Sul de Portugal.

  • Classificação como vocábulos de meras corruptelas, com especial incidência na pronúncia, e erros gramaticais, como "caféi", "emaili", "irmões", "nôti", "odepois", "pêxe" e outros que tais.

Trata-se, ainda, na maior parte dos casos, de listas de palavras e expressões, sem qualquer enquadramento ou exemplos de aplicação.

Ora, o que aqui se propõe também jamais será, evidentemente, um documento perfeito. É, antes, um esforço de coleção de vocábulos exclusivamente alentejanos ou utilizados com significado exclusivo do Alentejo, independentemente das terras em que são utilizados, ilustrados, sempre que possível, com exemplos práticos de aplicação na linguagem falada (entre aspas), ou com notas quanto ao significado ou à aplicação.

Também não será, alguma vez, um trabalho "completo", antes um documento em permanente evolução.

- x -

Os termos e expressões foram recolhidos diretamente, ficando a questão da exclusividade alentejana e do rigor sob qualquer outro aspeto sujeitos à generosa validação do Leitor, para o que poderá utilizar o espaço de comentários, referindo, por exemplo, outras regiões portuguesas em que o tenha ouvido utilizar.

Ao Leitor não anónimo deixo, ainda, o pedido de enriquecimento com palavras ou expressões por si ouvidas no Alentejo, e que cuja exclusividade alentejana possa garantir.



D I C I O N Á R I O

Vocábulo ou ExpressãoSignificadoExemplos e Notas
ACasa, loja, oficina, local de trabalho, proximidade"Fui à dele". "Fui à de si". "Assim que eu chego, o cão vem logo cá à de mim"
À brutaMuito"Diverti-me à bruta!"
Abaixar-seDefecar"Quando os pais da gente eram pobres, era naquele canto que a gente se abaixava"
AbalarPartir, ir"A camioneta já abalou"
AjuntoAjuntamento-
AlpenduradaAlpendreIndependentemente da dimensão
AmanharAjeitar, comporAmanha-se, entre outros, um canteiro ou uma divisão da casa
Amiudar-seArranjar-se, maquilhar-se"Estava eu a amiudar-me, quando ele chegou"
AneximAlcunha-
AporcalhadoCom muitos enchidos e gorduras"Fomos comer uma couve bem aporcalhada"
ArranhadoFanático"É arranhado do Sporting!"
ArrojarArrastar"Aquela porta está a arrojar no chão"
AssomarEspreitar, aproximar"Assome-se lá aqui ao pé de mim"
AtabefeAlmece-
AventarAtirar"Avente lá isso para cá". "Isso é para aventar (para o lixo)".
BalseiroPreguiçoso, negligente-
BanquinhaMesa de cabeceiraTambém se utiliza 'banquinha de cabeceira'
BarrascoPorcov.'marrã'
BrandoMacio, fresco"Essa massa ainda está branda". "A terra está branda". v.'bruto'
BrinholFarturaBolo de azeite e farinha
BrutoDuro, rijo, zangado"O calor vai bruto". "Ficou bruto comigo" v.'brando'
CapachoGaspachoPor vezes, quando utilizado numa variante em que as diversas componentes são servidas à parte e mergulhadas, à mesa, no caldo
CarneForça de braços"É preciso carne para levantar esta pedra"
Carne cheiaEnchidos-
CegueiraPaixão"Ele tem uma cegueira por aquele gato"
ChaboqueirãoPoço tosco, inacabado-
ChaparroSobreiro de pouca idade-
CortoCortadoUtiliza-se a forma caída em desuso do adjetivo (v. no Mosaicos 'Limpo ou Limpado'. "A carne já está corta"
CriadorViveiro"Joguei a semente toda num criador"
CurriolEspécie de erva invasora"O curriol vai bruto, este ano!"
Dar andamentoDespachar, acabar"Estava ardendo que aquilo desse andamento para me vir embora"
De rijoO m.q. "À bruta""Chorou de rijo"
Deixar-seEstar apto a, estar pronto para"Não se está a deixar desmontar". "Já se deixa comer"
DerrochadoExtenuado"Tenho andado que me tenho derrochado"
DestarpalharDessarumar-
DizerFicar bem ou mal"Vamos lá ver o que é que ele (o material, o equipamento) diz", ou seja, "se fica bem assim". Utilizado em cozinhados, montagens, reparações, por exemplo.
EngenhoMotor"Avariou-se-me o engenho"
EnguiçarAborrecer"O que mais me enguiça é ter de fazer isto"
EscolherPerseguir"Até parece que me andam a escolher!"
EscôpaloEscopro-
EsmartuçadoDeteriorado, estragado"Aquela cadeira já está toda esmartuçada"
EsmilharEsfarelar, desfazer"Cuidado que o reboco pode esmilhar!"
EsparvalhadoEnlouquecido, alucinado-
FeiticeiraEspécie de borboletaPequena, castanha
Fazer malAtrapalhar"Estou-lhe a fazer mal?"
GanhãoTrabalhador agrícolaHabitualmente, pago à jorna; jornaleiro
Ganir à volta do coretoQueixar-se"Esta também não tem muito que ganir à volta do coreto!"
GarganeiroAmbicioso"A filha dele é muito garganeira"
Lá alémAli"O carro dela é aquele lá além"
LagariceLamaçal"Isto aqui está uma lagarice!"
LonjuraDistância-
MaresiaOrvalho"Ontem caiu muita maresia"
MarrãPorcaPorca pequena que já deixou de mamar (v. 'barrasco')
MatuloAlto, saliência"Se pintar por cima deste matulo fica-se a ver a diferença" (no reboco)
MimosoMimado, que gosta de carícias"É um gato muito mimoso"
MoitãoGrande quantidade"Jogou para aqui um moitão de pedras" (mais utilizado com materiais) v. 'remessa'
MonturoMonte"Há ali um monturo de lenha"
NotíciaPerceção"Não dei notícia da trovoada"
PescoçoNada"Isso não quer dizer pescoço"
PezinhoAcabamento fino da pintura, habitualmente junto ao chão ou no rodapé"Falta ainda fazer o pezinho"
PoejinhoHortelã da ribeiraTambém 'poejo do Guadiana'
PolvoróPolvorosa"Andava tudo num polvoró"
RecadoRalhete, reprimenda"Lá me vai a cliente dar um recado..."
RemessaGrande quantidade"Foi-me lá levar uma remessa delas" (mais utilizado com substantivos abstratos ex: uma remessa de casos) v. 'moitão'
SarriscaBrita-
Sopa depois do almoçoAto inútil ou vão"Desculpas, são sopa depois do almoço"
TitaradaTralha, confusão"Tenho de arrumar esta titarada"
Trazer paciênciaTer paciência"Eu, naquele dia, nem trazia paciência"
VasculhoVassoura de urze para varrer a eira, o cimentoO m.q. 'canheiro' noutras regiões
Ver deTratar de"Bem, vou ver do almoço" ou "vou ver dele"
VirotadaVezada"Fiz aquilo tudo de uma virotada"
ZambrinoBamboleante, instável"Aquela escada é muito zambrina"
ZorraRaposa-

Deixo, por fim, ao Leitor o cuidado de interpretar esta pérola que, na fila para a caixa de um supermercado alentejano, ouvi a um velhote como eu:

"Isso era quando eu e a minha Mulher tínhamos vontade!  Agora, ela quer é lonjura!"
Sem comentários:
Enviar um comentário