Como Consultar

Apesar de a forma de consulta poder ser, em certos casos, intuitiva ou, até, familiar para utilizadores habituais deste tipo de publicação, poderá ser útil uma pequena síntese da organização da informação e das principais características e funcionalidades.

Logo à direita deste separador Como Consultar, outros quatro permitem aceder aos índices das quatro secções do blog: Vida, Sociedade, Política e Língua Portuguesa.

Selecionando qualquer título de um destes índices, é possível aceder ao correspondente artigo, ao longo do qual, sempre que possível e que se justifique, existem hiperligações para os sítios na Internet em que os factos mencionados no texto tiverem sido noticiados, ou sejam explicitados os conceitos nele referidos. O Índice Cronológico lista, por ordem inversa, todas as publicações de todas as secções, flashes, postais e obras de arte.

A fim de evitar dificuldades na leitura devidas aos sublinhados e mudanças de cor característicos dos links, as frases que os contêm não apresentam qualquer particularidade além de, no início de algumas delas, um pequeno asterisco avermelhado *) indicar a existência de uma ligação. Ao passar o cursor do rato, a cor das letras passa para um castanho avermelhado.

O separador Propostas remete para os artigos em que se recomenda alterações a normas vigentes e, também, o estabelecimento ou sedimentação de regras gramaticais.

- x -

Os textos podem ser partilhados por email, bastando, para tal, selecionar o "M" na imagem que aparece no fim de cada um deles.

Os botões que se seguem ao "M" permitem a partilha através de diversas redes sociais.

- x -

Para a pesquisa por palavras, existe, na mesma coluna, o campo Pesquisar por Palavras, devendo, todavia, salientar-se que esta poderá não resultar plenamente sempre que o objeto da pesquisa se encontrar em itálico, em negrito ou sujeito a qualquer outro tipo de formatação suscetível de confundir o mecanismo de busca.

Os resultados obtidos serão, por outro lado, tanto melhores quanto, dentro do razoável, menos forem as palavras de busca introduzidas.

A utilização de expressões entre aspas retorna, apenas, os textos dos quais conste a expressão completa. Assim, se pesquisar "segredo de justiça" serão omitidos, no resultado, todos os textos que incluam, separadamente, as palavras segredo ou justiça.

Os artigos podem, ainda, ser consultados por tema ou por data de publicação, nas listagens correspondentes que também existem na coluna da direita.

A tradução automática está disponível na mesma coluna.

- x -

Caso se sinta com disposição para uma leitura tranquila e demorada, poderá selecionar uma das linhas *Artigos Longos (>3000 palavras) ou *Artigos Muito Longos (>7000 palavras) na rubrica Acesso por Categoria (*) ou Tema.

- x -

As sugestões de continuação de leitura recomendadas no fim de algumas páginas não observam a ordem cronológica de publicação dos textos, mas, unicamente, a sequência temática e ideológica dos mesmos.

Muito obrigado!