sexta-feira, 5 de novembro de 2021


Lisboa - Rua Maria Pia


A Rua Maria Pia corresponde à fileira de edifícios no topo da encosta


A Rua Maria Pia*) corresponde à fileira de edifícios no topo da encosta do Casal Ventoso, do lado direito da imagem, outrora parte da então chamada Estrada da Circunvalação de Lisboa*), que continuava pela Rua Marquês de Fronteira, São Sebastião da Pedreira, Avenida Duque de Ávila, Rua Visconde de Santarém e Rua Morais Soares, até ao Rio Tejo, no início da Avenida Dom Afonso III.

Criada no primeiro ano do século XX, estende-se a Maria Pia por mais de dois quilómetros, ligando a Triste Feia, em Alcântara Terra, à Rua do Arco do Carvalhão, em Campolide.

Parte dela foi, durante vários anos, considerada zona de risco, dada a proximidade ao Bairro do Casal Ventoso, então diariamente procurado por milhares de traficantes e consumidores de estupefacientes, até que, entre 1997 e 2002, foi o bairro desmantelado, a zona foi intervencionada*) e o problema supostamente resolvido - embora recentes testemunhos de moradores*) neguem, que assim seja*), ou alguma vez venha a sê-lo.

Nos últimos anos, têm, por outro lado, ocorrido sinais de alarme quanto à estabilidade do terreno*) e, naturalmente, dos edifícios nele edificados*).

Desafios velhos para o novo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa...

Sem comentários:
Enviar um comentário