terça-feira, 2 de novembro de 2021


As Casas Assombradas de LIsboa

Estarão assombrados? Serão malditos?

O que aconteceu para por lá ficarem tanto tempo, naquele estado lastimoso, estes mamarrachos que ainda assombram a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa?

As Coisas Deixam Marcas
Só recentemente, em vésperas de eleições autárquicas e na última reunião do mandato, a Câmara Municipal lá terá aprovado, finalmente, um projeto*) para arrasar com o miolo de tudo aquilo, mantendo, no entanto, as fachadas, com aquelas caixas de vidro por trás, que ficam tão bem, não ficam? Sim, porque não se espere que os prédios fiquem só com aqueles andares...

Irão conservar os graffiti?

Já se sabe que o anterior Presidente da Câmara - futuro ministro e, se tudo lhe correr bem apesar de tudo, talvez, um dia, primus inter pares - primava pela irascibilidade, pela antipatia, pela arrogância e, já agora, pela incompetência, também. Não é, pois, de admirar que as coisas se arrastassem anos a fio no seu mandato, embora se trate de uma herança de outros que por lá passaram antes dele.

As Três Casas Assombradas da Fontes Pereira de Melo
Será que, com todos os seus bons propósitos, o novo Presidente terá garra e vontade para fazer andar o projeto? Será que não valerá a pena, por outro lado, adiar um pouco as coisas a fim de pôr a descoberto uma ou outra negociata latente que possa interessar a quem se dedica ao estudo dessas coisas de colarinho branco de que tanto se fala?

Não nos esqueçamos de quem por lá andou a mandar no urbanismo até há um par de anos. E estas coisas deixam marcas.

Se deixam...




Sem comentários:
Enviar um comentário