quarta-feira, 13 de outubro de 2021


Luís de Mascarenhas Gaivão

Nova História de Portugal em Disparates

"
O papel do humor é, quanto a mim, de primeira grandeza no êxito da escolaridade e um professor chato consiste, antes de mais, num convite ao insucesso"




            

Caso se interesse por
QUESTÕES SOCIAIS
não deixe de consultar, no correspondente separador no topo desta página,
um índice de outros artigos publicados no
Mosaicos em Português
3 comentários:
  1. Vou ter que dizer que concordo. O humor é em tudo um fator extra motivante que capta a atenção porque quando se trata de ter um rumo ou de ensinar a ter um rumo se toda a narrativa for "monocórdica" por muito que consigamos ter atenção. Como disse e bem no seu comentário somos humanos e não máquinas. Portanto às páginas tantas estamos a ler ou a ouvir mas o nosso cérebro não está efetivamente lá e acordado. Ficamos portanto num profundo sono do comodismo em que não precisamos de mais "inputs". Já um sorriso ou uma gargalhada fazem uma mudança nesse sentido adormecido alternando e alertando os níveis de atenção para mais informações que possam interessar ao nosso eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o sorriso é, de facto, um dos principais motores da criatividade e do desenvolvimento, bem como um dos mais importantes estímulos da atenção. Tem toda a razão. Muito obrigado pela sua participação.

      Eliminar
  2. O sentido do humor é provavelmente aquilo que melhor diferencia a espécie humana de todos os outros animais, por muito que isso custe ao PAN!

    ResponderEliminar