segunda-feira, 4 de abril de 2022


Zelensky: Começa a Cheirar Mal...

A responsabilidade por esta coisa da possível fabricação do massacre em Bucha, amplamente fundamentada por um oficial-general português*), poderá não ser inteiramente imputável à comunicação social. Certo, é que, a ser uma encenação, apenas vem reforçar as tresloucadas teses dos negacionistas da guerra, que as baseiam, precisamente, na possibilidade de tudo não passar de um produto da montagem visual e da desinformação.

De facto, só quem ande muito perturbado pela desventura que se abateu sobre a Ucrânia, mas, simultaneamente hipnotizado pelo efeito mediático habilmente criado pelo respetivo Presidente, deixará de estranhar o périplo que este empreendeu por tudo quanto é parlamento disposto a vê-lo e a escutá-lo, aplaudindo de pé, seja por comoção e entusiasmo, seja por preocupação com o politicamente correto, ou por razões que melhor será aqui nem expor.

Isto, enquanto a dita personagem se não coíbe de continuar a pedir à NATO o impossível: o impensável encerramento do espaço aéreo da Ucrânia, sentença de morte, não apenas para a respetiva população, como para a dos países que integram a Aliança, já que uma guerra de âmbito mundial facilmente deflagraria à primeira violação.

Esta insistência, que o espetáculo proporcionado pelos emotivos discursos proferidos vem reforçar, apenas serve para avolumar suspeitas que, aqui e ali, observadores dos mais diversos quadrantes já vêm expressando quanto à razão, à legitimidade e à própria origem da invasão pela Rússia.

A excessiva agitação das águas mediáticas - agora acompanhada, ao que parece, por uma despudorada encenação de um massacre em Bucha para europeu ver - está a descambar em algo que pode tornar-se pernicioso, não apenas para os interesses da Ucrânia, como para a estabilidade dos valores de quem a tem defendido e apoiado nas instâncias internacionais.

As gentes começam a indignar-se com a invasão, mais pela demolição sistemática nas cidades, do que pelas razões, decisões e atos que estiveram na sua génese. A emotiva verve do corajoso, mas porventura irresponsável, estadista faz-nos esquecer a dúvida sistemática que deve imperar na análise objetiva das situações. Os profusamente divulgados efeitos brutais da assim chamada guerra começam a contar mais do que a maldade subjacente aos desígnios do agressor.

Começa a cheirar mal...

* *

A hipocrisia e a mentira - ou, digamos, a criatividade na verdade - são típicas da política atual, muito especialmente em tempos de guerra.

(continua aqui)

Sem comentários:
Enviar um comentário